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Consultoria

Trata-se de um processo estruturado e realizado a partir da análise da realidade do cliente, incluindo: ambiente, documentos, relatos de pessoas envolvidas e outras evidências. Esta análise, acrescida da experiência do consultor em projetos previamente testados e bem sucedidos, melhores práticas do mercado e tendências do negócio, permitem recomendar e implantar soluções que otimizem os resultados até então alcançados pelo cliente.

 

Como funciona o trabalho de consultoria
 

Usualmente o trabalho é desenvolvido com o envolvimento de parte da equipe do próprio cliente e o tempo de execução demandado depende do estágio de maturidade, complexidade da operação, abrangência do trabalho contratado e das intenções estratégicas da organização.

 

Alguns produtos entregues após conclusão do trabalho de consultoria
 

1. Estrutura e equipe dimensionadas e adequadas para condução do modelo construído
2. Redesenho de processos
3. Políticas e normas definidas e publicadas conforme escopo do trabalho contratado
4. Indicadores de Desempenho da área
5. Indicadores de impactos do novo modelo sobre o negócio

 

 
Benefícios do uso da Consultoria para Construção do Modelo de Gestão de Pessoas

 

1. Redução de custos
2. Otimização de resultados
3. Alinhamento às melhores práticas de mercado
4. Oxigenação da cultura
5. Imparcialidade no processo decisório
6. Foco e agilidade

 

Algumas áreas de aplicação do nossos serviços de consultoria

 

Consultoria para definição do modelo de gestão de pessoas

 

Permite a construção ou a revisão do modelo de gestão de pessoas que a organização adota. O modelo de gestão de pessoas pode determinar o quanto próximo ou distante cada organização está de alcançar a plena execução das suas diretrizes estratégicas e a superação dos seus objetivos de negócio, independente do seu porte ou segmento de atuação. Este modelo inclui a definição do sistema e subsistemas de Rh necessários à plena operação do negócio, a definição da política de gestão de pessoas e das normas de operação de cada subsistema, os processos operacionais incluindo os POPs (procedimentos operacionais padrão) e formulários, e a elaboração do código de conduta da organização.

 

Consultoria para dimensionamento da estrutura e adequação de perfil da equipe de recursos humanos

 

Determina qual deve ser a estrutura básica da equipe de recursos humanos para assegurar o pleno atendimento às demandas do negócio. Também aborda o perfil ideal de cada componente do time, considerando as habilidades e competências necessárias ao cumprimento das atividades específicas de cada subsistema da área. Cruza variáveis da operação, número total de colaboradores e objetivos estratégicos, dentre outros aspectos, para sugerir o melhor dimensionamento possível.

 

Consultoria para implantação do modelo de gestão do clima organizacional

 

Analisa o histórico e as práticas culturais que integram o clima organizacional, considerando o tipo de operação, as diretrizes estratégicas e os objetivos do negócio, a hierarquia, dentre outros aspectos, para recomendar o modelo desde a escolha da ferramenta mais adequada à medição do clima, acompanhando a aplicação, efetuando a devolutiva dos resultados, e acompanhando a construção do plano de melhorias pós divulgação dos resultados.

 

Consultoria para desenvolvimento de plano de sucessão

 

Mapeia quais cargos são elegíveis ao plano de sucessão e qual o perfil ideal para cada um deles. Define as competências essenciais e as distintivas de cada um deles. Identifica potenciais sucessores e mede o seu grau de aderência ao perfil ideal definido. Avalia a existência e a prontidão de sucessores imediatos, dos potenciais e dos secundários. Recomenda o plano de desenvolvimento individual e sua forma de acompanhamento.

 

Consultoria para implantação de programa de remuneração variável

 

Analisa as variáveis que impactam o desempenho do negócio e qual a influência das pessoas, de acordo com seu grupo hierárquico ou conjunto de responsabilidades, para o atingimento de resultados. Para definição do modelo, a consultoria em conjunto com a liderança da empresa: define e descreve indicadores, cria as fontes de monitoramento, estabelece os parâmetros e a frequência para pagamento da remuneração variável. A proposta do modelo considera a natureza do negócio, o fluxo de caixa da operação, os aspectos legais e o nível de desempenho organizacional possível versus o desejado. Trabalha com o conceito de que desempenhos diferenciados justificam recompensas diferentes

 

Consultoria para implantação ou revisão do plano de cargos e salários

Analisa a estrutura existente ou necessária para o pleno desempenho da organização. Verifica e formaliza o papel e as responsabilidades de cada cargo, quantifica o peso e clarifica a contribuição de cada equipe/profissional no dia a dia da organização. Gera descrição de cargos e pré-requisitos para sua ocupação e para mobilidade horizontal e vertical na estrutura. Define política, normas e processos para aplicação de meritocracia. Verifica a aderência das práticas remuneratórias da organização às melhores práticas do mercado, visando o aumento da sua capacidade de atrair, reter e desenvolver profissionais de alto desempenho. Adicionalmente faz recomendações em relação à estrutura ideal de modo a favorecer uma atuação sinérgica entre áreas, evitando conflitos, sobreposições ou fragilidades que acarretem parcialidade no processo decisório.

Consultoria para Seleção de Gestores

 

Analisa a cultura organizacional, identifica valores, auxilia na definição dos perfis adequados de acordo com o escopo de responsabilidades e características da equipe, sugere práticas de atratividade, identifica profissionais interna ou externamente e apresenta até três candidatos para cada posição trabalhada. Assegura reposição em caso de necessidade de substituição dentro dos primeiros 3 meses de atuação do profissional selecionado.

 

Consultoria para Desenvolvimento e Implantação de Modelos de Treinamento e Educação Corporativa

 

Analisa a cultura organizacional, as diretrizes e os objetivos estratégicos, o perfil do público interno, as práticas e políticas existentes bem como as variáveis que impactam o desempenho do negócio para propor modelos que transformem as intenções ou desejos em ações educativas que tragam resultados efetivos ou os alavanquem ainda mais.

Ao final do trabalho a empresa recebe um modelo estruturado que pode combinar ações presenciais, online ou mistas, de acordo com sua estrutura, orçamento e objetivos do negócio.

O modelo sugerido usualmente contém:

  1. o que

  2. como

  3. objetivos

  4. conteúdo

  5. público alvo

  6. tecnologia e/ou ferramentas necessárias

  7. indicadores de sucesso 

 

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